Os 93 sindicatos rurais de Mato Grosso iniciaram a distribuição de 50 mil máscaras à população de baixa renda. Os itens de proteção são referentes à uma doação recebida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), na segunda quinzena deste mês. A quantidade destinada a cada município foi proporcional ao número de habitantes da respectiva localidade.
O critério para distribuição à população carente foi definido pelos próprios sindicatos, conforme explica o diretor de operações do Senar, Carlos Augusto Zanata. “O sindicato conhece melhor a realidade do município e como essas máscaras chegarão às pessoas que realmente precisam”.
O sindicato de Vera recebeu 200 máscaras infantis e doou à Assistência Social do município. “A prefeitura somente tinha máscaras adulto e com essa doação também poderá proteger as crianças”, disse o presidente do sindicato rural, Vidimar Siliprandi.
Em Rondonópolis, foram escolhidas duas instituições: O Lar de Idosos e o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, este presidido por Annemarie Pfann Tomczyk. Segundo a presidente, as máscaras foram destinadas aos mais de 110 funcionários da instituição. “Temos voluntários e funcionários remunerados lidando com mais de 300 pacientes que, por serem psiquiátricos, não usam máscara”.
Em Jaciara, a distribuição foi realizada no espaço de espera dos serviços bancários, para as pessoas que buscavam atendimento e auxílio emergencial. “Esperamos que essa contribuição ajude a minimizar os problemas sérios da pandemia. É o agro ajudando o cidadão urbano”, afirmou o presidente do sindicato do município, Antônio Figueiredo Mei.
Segundo o superintendente do Senar, Francisco Olavo Pugliesi de Castro disse que a iniciativa é uma oportunidade de beneficiar a população carente, utilizando o Sistema Famato. “Por meio dos sindicatos vamos fazer as máscaras chegarem às pessoas necessitadas”.