A secretaria estadual de Meio Ambiente está com inscrições abertas para produtores rurais e responsáveis técnicos interessados no atendimento sobre Cadastro Ambiental Rural durante o Mutirão Ambiental do Vale do Teles Pires, que ocorrerá entre os dias 7 e 9, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Alta Floresta. A ação, organizada pelo sindicato rural do município, também atenderá Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
Serão abrangidas as pendências que devem ser regularizadas para validação do cadastro ambiental rural, visando o aumento de número de proprietários que regularizem os seus processos na Sema. Após se inscrever por meio do formulário disponibilizado, os interessados também deverão comparecer na data agendada com documentação pessoal ou número do CAR.
São parceiras do evento a própria Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), câmaras de vereadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores, sindicatos rurais e prefeituras das cidades envolvidas.
O Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires será o décimo realizado este ano. Os outros ocorreram em Barra do Garças, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso, Diamantino, São Félix do Araguaia e Cáceres que, somados, fizeram 3,1 mil atendimentos. O Mutirão de Tangará da Serra está acontecendo esta semana e as atividades ainda não foram contabilizadas.