A diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) denunciou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, 143 empresas que não estão cumprindo com a entrega do comprovante de carga e descarga e do pagamento do vale-pedágio.
De acordo com os relatórios entregues à ANTT, das 143 empresas visitadas pelo Sindmat, 100% não cumprem o tempo máximo de 05 horas de espera para carregamento e descarregamento e 50% não cumprem a lei do vale-pedágio.
Na documentação entregue ao gerente de fiscalização da ANTT, João Paulo de Souza, o sindicato pede medidas de intensificação da fiscalização para a garantia do cumprimento destas normas no Estado.
O Sindmat afirma ainda que tem feito um trabalho permanente de conscientização dos embarcadores em busca da garantia da qualidade do atendimento no processo de carga e descarga dos caminhões. Também tem alertado os motoristas para que cobrem o fornecimento do comprovante do horário de chegada do caminhão às empresas para carregamento ou descarregamento.