O presidente do Sindicados dos Empregados da Empaer, Enock Santos, informou que vai denunciar a falta de pessoal, gestão e de salários dignos para os trabalhadores do órgão, via imprensa. Ele acusa a diretoria do órgão de fazer “propaganda enganosa” ao mostrar a realidade da produção de mudas de banana em laboratório e do abandono da Central de Abastecimento, localizada no contorno Mário Andreazza. “É bom ressaltar que se ela estivesse concluída não teria atualmente produção na Baixada Cuiabana para e seu funcionamento” – diz o dirigente, que marcou uma coletiva.
A falta das condições ideais de trabalho da extensão rural e pesquisa estão contribuindo, de acordo com Enock Santos, com a crise dos agricultores familiares. Ele explicou que para um bom assessoramento é necessário aos agricultores um técnico para cada 100 famílias. No Estado existem aproximadamente 120 mil agricultores familiares entre tradicionais e assentados.
A Empaer possui hoje aproximadamente 390 técnicos efetivos e 140 comissionados. “A atual diretoria esta sendo omissa estão mais preocupados em defender seus cargos os mesmos são da cota do DEM” – diz o sindicalista.