O levantamento feito pela Secretaria Nacional do Consumidor (Sindec) através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor apontou que, em Lucas do Rio Verde, 40,75% das denúncias ou reclamações envolvem assuntos financeiros. Só neste setor, o Órgão de Defesa do Consumidor registrou 1,243 atendimentos, no ano passado.
Na sequência, aparecem o setor de telecomunicações com 1,009 atendimentos (33%), produtos 394 (12,88%), serviço essenciais 232 (7,59%), serviços privados 116 (3,79%), saúde 46 (1,5%), habitação 10 (0,33%) e alimentos com 5 (0,16%).
Dos 20 assuntos mais demandados do Procon, a telefonia celular lidera com 21,29% (cobrança indevida, rescisão, onerosidade, problemas no menu, indisponibilidade, inacessibilidade aos deficientes, vício de qualidade, mal executado, inadequado, impróprio).
Os contratos financeiros fecham em segundo no ranking, com 19.65% da demanda (não cumprimento do contrato, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, cálculo de prestação em atraso, taxa de juros).
Em terceiro, com 5.72%, ficou a demanda do banco comercial, que que evolve problemas com falha bancária em transações eletrônicas, cobrança indevida, acesso ao serviço, transferência, irregularidade, rescisão entre outros.
Em Lucas, os homens lideram a lista dos que mais procuraram o órgão para fazer reclamações com 51,69%. A faixa etária varia dos 31 aos 40 anos de idade.