O 5º Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (SIMANCA) começa no próximo dia 23 tendo como tema a "Biotecnologia e Bioprospecção: a favor da sustentabilidade". Com discussões públicas sobre a importância da conservação e de práticas econômicas sustentáveis para a região amazônica e também da conscientização das instituições de pesquisas públicas e privadas para o uso sustentável dos recursos naturais e sua agregação de valores, com o uso para a bioprospecção e produção de bioprodutos, o evento vai até o dia 25, no campus da UFMT.
Representantes da Embrapa, INPA, UFMT – Cuiabá, Unesp, UNIR e ainda da University of Michigan e da University of Vermont, dos USA, estarão ministrando palestras e mini-cursos durante o simpósio. A expectativa da organização é que mais de 500 pessoas participem da quinta edição. Na última, em setembro de 2010, contou com a participação de 400 pessoas.
Também será realizado o 2º Concurso de Fotografia. Participam do concurso, fotos que apresentam temática biológica.
O 5º SIMANCA é organizado pelo Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense (NEBAM), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e as incrições devem ser feitas até o dia 13 pelo site do simpósio. Após essa data, na UFMT-Sinop, até o dia 15. A programação completa, de palestras e mini-cursos, também está disponível no site.