Após três anos sem realizar um ciclo de palestras durante a Exposição, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop), a primeira edição simpósio regional de agronegócio superou as expectativas. Destaque para os asuntos abordados, que apresentaram o potencial agrícola da região Norte e de Mato Grosso, bem como as tendências de produção. A avaliação é do agrônomo Amadeu Rampazzo, da organização. Ele destacou, ao Só Notícias, que a particição do público também chamou a atenção, por ser a primeira edição. Foram aproximadamente 200 pessoas, entre produtores, acadêmicos, além de outros, nos seis dias.
A programação também incluiu um dia de campo, organizado pela Embrapa, e que abriu o evento e a visita técnica ao confinamento de um frigorífico em Sinop, que marcou o encerramento. “O simpósio superou as expectativas, principalmente na visita técnica ao confinamento de um frigorífico. As palestras chamaram a atenção, principalmente pelo fato de apresentar novas tendências do mercado, e não ter o intuito de discutir aquilo que todos já sabem, mas de buscar alternativas para o produtor e buscar a sustentabilidade”, destacou Rampazzo.
As parcerias fechadas com Aprosoja, Embrapa, UFMT e Unicen também foram o ponto forte do evento, de acordo com o agrônomo. Entre os palestrantes estiveram o deputado federal Homero Pereira, Rui Prado, da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, pesquisadores, além de outros.
A intenção, conforme Rampazzo, é que o simpósio seja incluído na programação oficial da Exponop nos anos seguintes, já que teve grande aceitação dos participantes.