Impactar positivamente a comunidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera são propósitos do Sicredi, instituição financeira cooperativa preocupada com o desenvolvimento das pessoas e das regiões em que está presente. Esses objetivos são colocados em prática por meio da realização de programas como A União Faz A Vida, Cooperativas Escolares e Jornada de Educação Financeira nas Escolas, além de projetos e ações que têm como pilar a educação. As iniciativas colaboram com as instituições de ensino, públicas e privadas, na inovação dos modelos educacionais e potencializam valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. Para fortalecer essa missão, o Sicredi realiza no dia 16 de outubro, o Encontro Interestadual de Educação. Com inscrições abertas, o evento ocorre de forma virtual e gratuita abrangendo os três programas de educação da instituição, e visa reunir profissionais da área para palestras e momentos de trocas sobre o contexto atual da educação. Com início às 19h, terá apresentação de Antônio Nóvoa, considerado um dos maiores pensadores da educação atual, e da Banda Reverb, um projeto artístico que traz reflexões a partir da união entre música e poema.
“Aprender rende um mundo melhor” é o tema do evento este ano, que pretende impactar os participantes da rede de compromisso dos programas – gestores, apoiadores, assessoria pedagógica, parceiros e educadores – para que contribuam com o processo de transformação do ambiente escolar e da comunidade, por meio de reflexões sobre a profissão. Um dos temas abordados será a importância da formação continuada para a carreira dos professores, ministrado por Antônio Nóvoa.
Os programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Jornada de Educação Financeira nas Escolas são realizados em 83 cidades localizadas em 5 estados da região Centro-Oeste e Norte do país, com a participação de mais de 9.500 professores e impactando aproximadamente 157 mil alunos.
“São ações que oferecem metodologias, inovações e dinâmicas educacionais que beneficiam a aprendizagem de crianças e adolescentes. Por meio do Encontro, visamos abarcar mais educadores que, assim como o Sicredi, têm como propósito transformar o ambiente escolar e construir juntos uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte (que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e algumas cidades de Goiás), Daniela Lepinsk.
O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof afirma que o 5º princípio do cooperativismo é educação, formação e cooperação que junto ao 7º princípio, o interesse pela comunidade, resultam em programas como esses que se juntam a outras formas de atuação do Sicredi para a construção de uma sociedade mais próspera. “Acreditamos que a educação é um meio de transformação da sociedade, por isso investimos em programas que levam a educação integral de crianças e adolescentes e buscam desenvolver as pessoas em sua integralidade social, formando cidadãos mais cooperativos” resume o presidente ao acrescentar que a estratégia de sustentabilidade do Sicredi busca maximizar o impacto positivo, olhando para os pilares econômico, social e ambiental”, finaliza o presidente.
A União Faz A Vida – Desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de educação, o PUFV tem como objetivo contribuir com as escolas no desafio de inovar nos modelos de educação e potencializar os princípios e valores da cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes. O programa beneficia instituições de ensino públicas e particulares por meio de uma metodologia própria que valoriza os saberes obtidos fora e dentro da escola. A metodologia, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos que ajudam a explorar saberes, para além dos conteúdos escolares.
Cooperativas Escolares – Ocorre em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.Com o auxílio do Professor Orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. Um Programa que amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas.
Jornada de Educação Financeira nas Escolas- A iniciativa visa contribuir para a formação e protagonismo de uma população mais preparada para tomar decisões financeiras com maior autonomia e consciência, apoiando a construção de uma sociedade financeiramente sustentável, com condições de desenvolvimento pessoal e coletivo.