Durante solenidade que marcou a promoção de 633 policiais militares e a celebração do dia de Tiradentes, ontem, o governador Pedro Taques confirmou o aumento de profissionais e compra de equipamentos. Ele destacou que os 700 policiais que se encontram atualmente na academia estarão na rua até o final deste semestre auxiliando no combate a criminalidade
Além do aumento de efetivo, que contará ainda com mais 650 policiais que entrarão na academia em agosto, Taques ressaltou o aluguel de mais 200 carros e compra de três mil coletes a prova de bala. “Para mim, como governador, cabe aparelhar a polícia para que possam exercer suas atribuições de combate a criminalidade e trazer dignidade à população. É uma honra e uma alegria estar aqui no Comando da PM nesta data tão importante para eles”, homenageou o governador, que destacou a disciplina dos policiais militares como referência e os considerou exemplo de honra, lealdade e companheirismo.
Ridalva Reis de Sousa foi a única mulher entre os seis policiais promovidos a coronel, a patente mais alta da PM. Com 21 anos de serviços prestados à sociedade mato-grossense, ela espera que possa contribuir da melhor forma possível em prol da população nos quatro anos que restam para sua aposentadoria. “Ser coronel é o sonho de qualquer oficial. É uma emoção que só realmente quem vive uma carreira tão bonita como é da Polícia Militar consegue entender. É o coroamento do profissional que você é, a construção de todo um trabalho”.
Terceira mulher a chegar ao posto de coronel da PM e a única ainda em ativa, Ridalva comemora o crescimento feminino na instituição nos últimos 10 anos, quando o quadro, que antes era separado por sexo, foi unificado e hoje conta com 592 mulheres. “Nós entramos todos juntos na mesma academia, temos a mesma formação, galgamos os mesmos postos ocupamos as mesmas funções, então hoje não há diferenciação da mulher na instituição. Tenho certeza que com o número expressivo de mulheres na Policia Militar muitas outras chegarão ao final da carreira”.
O dia 21 de abril é celebrado pelas polícias militares e civis do Brasil desde 1946, quando um Decreto-Lei do então presidente, Eurico Gaspar Dutra, declarou a figura heroica do líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) como o patrono das polícias e um exemplo para quem exerce a segurança pública. “Hoje é um dia muito importante para a Polícia Militar em que comemoramos o nosso patrono. A gente mira em Tiradentes no sentido de bem servir a sociedade, dar segurança, trazer tranquilidade para os lares das pessoas de bem que residem, transitam e moram neste estado”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa.
Além dos 613 praças e 20 oficiais que foram promovidos, a cerimônia também teve o recebimento simbólico do Espadim Tiradentes, que representa a carreira militar, pelos alunos do 1º ano da Academia de Polícia Militar Costa Verde. Quando forem declarados aspirantes a oficiais, estes devolverão o espadim e receberão a espada militar.