PUBLICIDADE

Sete empresas se interessam por estudos de concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

PUBLICIDADE

Sete empresas manifestaram interesse nos estudos de concessão dos 976 quilômetros de Sinop ao porto de Miritituba (PA), trecho no qual são esperados R$ 6,6 bilhões por parte do consórcio que arrematar o trecho. A relação, resultado de chamamento público divulgado pelo Ministério do Transportes, aponta cinco empreiteiras de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outra de Santa Catarina. O prazo para os trabalhos já foi concluído e eles serão entregues para análise do governo, que quer fazer o leilão ainda este ano. Os teor deles ainda não foi divulgado.

O projeto parte do entroncamento com a MT-220 até o entroncamento com a BR-230, já no Pará, e de lá do entroncamento com a BR (Campo Verde) até Miritituba. Dos 976 quilômetros, estima-se que 60% estejam pavimentados. Faltam ser construídas diversas pontes de concreto. As obras foram divididas em 'lotes' com a empreiteiras e o Exército fazendo a pavimentação. Os cronogramas de conclusão feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não se cumpriram. O último é que o asfaltamento fique pronto ano que vem.

A concessão prevista é de 30 anos com objetivo de dar agilidade ao escoamento de produtos da região.  A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estima para o ciclo 2014/2015 uma produção de 51,202 milhões de toneladas, alta de 3,5 milhões em relação à safra passada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE