Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito vão parar as atividades nesta quinta-feira(27), em protesto devido as “péssimas condições de trabalho nas Ciretrans” em diversas cidades e em Cuiabá. A mobilização será às 9h, na Assembleia Legislativa para pedir providências aos deputados. Depois, seguem para as guaritas do Detran, na capital, às 13h onde permanecem mobilizados até às 15h. Nas Ciretrans também devem ocorrer manifestações.
“Será o início de nossas reivindicações, caso o governo não dê condições de trabalho aos servidores. Esperamos por uma reestruturação geral da Entidade para termos melhores resultados junto à sociedade. O Detran não pode continuar sendo como sempre foi: uma entidade que só dá arrecadação, com perfil político e não técnico, e sem dar o devido retorno à sociedade”, pondera Veneranda Acosta, presidente do Sinetran – Sindicato dos Servidores do Detra-.
Diretores estiveram nas Ciretrans de Tangará da Serra e Rondonópolis e viram que os servidores “trabalham sem as menores condições de trabalho. Em Tangará, a mesa é escorada com tijolo, quando os computadores estragam são as próprias servidoras que arrumam, já que muitas coisas são os próprios servidores que estão arrumando. Em várias Ciretrans os servidores e os usuários estão tomando água da torneira, o ar condicionado está quebrado, não tem computador funcionando, um absurdo. Tanto que não estão tendo outra opção a não ser paralisar suas atividades”, afirmou
Segundo o sindicato, “um órgão que arrecada cerca de R$ 1,2 milhão por dia e está entre as taxas mais altas de serviços no Brasil, simplesmente não tem dinheiro para investir em infra-estrutura. Os deputados aprovaram as taxas com a condição que o valor seria investido no melhoramento do Detran-MT e simplesmente 100% da arrecadação está em poder da Secretaria de Fazenda e as Ciretrans sem condições de trabalho por falta de recursos”, aponta Veneranda.