Os sindicatos dos servidores penitenciários de todo o país estão realizando hoje, desde o começo da manhã, manifestações em Brasília. Mato Grosso está representado por 51 servidores. Eles atenderam a um chamado da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) e protestam conta a reforma da previdência e pedem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308.
Nesse momento, os manifestantes estão concentrados em frente ao estádio Mané Garrincha, de onde vão sair em marcha à 14h, até o Congresso, onde devem continuar as manifestações. De acordo com os organizadores, são esperados cerca de 300 mil servidores.
A categoria reivindica a aprovação da PEC que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais, Polícia Penal que transforma os agentes penitenciários em policiais, o que na prática facilitar futuras reivindicações da categoria. Também pede a inclusão na categoria especial na reforma da previdência, na qual a aposentadoria é concedida a partir dos 55 anos. Com a nova reforma, os profissionais perderam esse benefício e só vão poder se aposentar com a mesma idade dos trabalhadores “comuns”, mulheres aos 62 e homens aos 65 anos.