PUBLICIDADE

Servidores do Judiciário podem ter recomposição salarial de 5,15%

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, encaminhou, em regime de urgência à Assembléia Legislativa, projeto de lei contendo proposta de recomposição salarial dos servidores do poder Judiciário. A proposta visa recompor as perdas salariais da inflação do ano anterior, estimado em 5,15%. A mensagem já passou pela comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembléia e recebeu parecer favorável. Agora deve ir para votação em plenário.

A recomposição salarial faz parte da política de valorização funcional desenvolvida pela atual gestão do poder Judiciário e visa atender às metas previstas no planejamento estratégico, entre as quais elevar em 30% o nível de satisfação dos servidores. Circunstância que vai impactar também, positivamente, na melhoria da prestação jurisdicional, uma vez que, com a melhoria na remuneração e condições de trabalho, os servidores estarão em condições mais adequadas de atendimento ao cidadão.

A proposta apresentada pelo Poder Judiciário é que seja fixada reposição anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o reajuste deve ser retroativo a primeiro de maio, conforme a Lei 8.814/2008 (que instituiu o Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração – SDCR). O índice proposto de 5,15% foi calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O reajuste proposto significa uma reposição do poder de compra dos vencimentos corridos pela inflação”, destacou o desembargador Paulo Inácio Dias Lessa.

De acordo com o projeto de lei, o impacto financeiro previsto será suportado pelo orçamento do poder Judiciário e não comprometerá o teto constitucional previsto na lei complementar 01/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Em oito meses, esta é a segunda proposta de aumento para os servidores do Judiciário. Em novembro do ano passado foi aplicado um reajuste de 5%. E com a implantação do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração, os servidores tiveram consolidados em seu subsídios valores que antes não eram definitivamente incorporados ao salário e poderiam ser suprimidos, especialmente após a aposentadoria do servidor. Agora, com a decisão, os benefícios acompanham os servidores inclusive depois do período de atividade funcional.

Entre as metas específicas previstas pela atual gestão do poder Judiciário também está o investimento em capacitação. Servidores das comarcas de terceira entrância e entrância especial tiveram a oportunidade de participar de vários cursos e treinamentos para a otimização da prestação jurisdicional em 2007. Com a inauguração da Escola dos Servidores, a intenção é propiciar 10 mil participações em cursos de diversas áreas, traduzindo um acréscimo de, aproximadamente, 43% em relação a 2007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE