quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Servidores do Indea e Intermat decidem finalizar greve

PUBLICIDADE

Após 24 dias de greve pelo pagamento integral do Reajuste Geral Anual (RGA) de 11,28%, os servidores dos Institutos de Defesa Agropecuária (Indea) e de Terras de Mato Grosso (Intermat) decidiram, esta manhã, por maioria de votos, pelo retorno ao trabalho. No entanto, o retorno será feito de forma paulatina, a partir de hoje, chegando aos 100% de unidades abertas nos 141 municípios apenas na próxima segunda-feira (4).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), Diany Dias, avalia que o resultado da greve, apesar de não ter sido o esperado, foi uma prova da força que os servidores destas bases têm junto à economia do Estado. Além disso, a união demonstrada pelos servidores da capital e, ainda mais pelos do interior, é o que leva, agora, a entidade a traçar estratégias de luta desde já para os próximos meses a fim de conseguir garantir a RGA de 2016, que tem data-base em maio de 2017, de forma que os trabalhadores não saiam mais perdendo poder aquisitivo.

Dias frisa que, com a paralisação, quem mais perdeu não foram os servidores e sim a economia do Estado, que contabilizou uma perda de quase R$ 800 milhões no setor agropecuário, tudo por conta da inabilidade de negociação do governador, que não teve vontade política para abraçar as sugestões do Fórum Sindical e conseguir aumentar a Receita Estadual sem que fosse preciso cortar na carne dos servidores.

“Em todos os momentos a única saída apresentada pela equipe econômica do governo sempre foi economizar por intervenções nos salários dos que mais sofrem, que são os servidores. Primeiro foi a ameaça de mudança de data de pagamento para o dia 10, depois que atrasaria se pagasse a integralidade da RGA e agora esses 7,36% sem o aval do Fórum Sindical colocado goela abaixo dos sindicalistas e suas bases.

Conforme Só Notícias já informou, o governo apresentou a proposta de pagar 7,36% de forma parcelada e sem retroativo. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE