Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) paralisaram os atendimento da Diretoria de Veículos, na sede da entidade, em Cuiabá, por falta de condições de trabalho. “Em pleno período mais quente e seco do ano, estamos há dois meses com os dois aparelhos de ar-condicionado do setor estragados. Nas últimas semanas tem sido comum usuários e servidores passarem mal devido ao calor e ao ambiente abafado e nenhuma solução foi dada ao problema. Um verdadeiro absurdo diante de um problema que poderia ser facilmente resolvido e evitado”, denuncia a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner.
Há um ano, o Detran-MT se encontra sem serviço de aquisição e manutenção de ar-condicionado, de manutenção de rede elétrica, dentre outros serviços essenciais para o funcionamento. Mesmo após a mudança de gestão, há oito meses, o problema se mantém e não é apresentada nenhuma previsão para que seja resolvido.
"O problema vem atingindo vários setores e unidades do Detran-MT e se agrava cada vez mais, colocando em risco a saúde dos servidores que passam o dia todo nessas condições e dos usuários que procuram por atendimento. Os servidores aguardaram por dois meses para que as medidas fossem tomadas, porém, diante da demora e da falta de respostas efetivas, infelizmente fomos obrigados a paralisar com vistas a alcançarmos finalmente uma solução e mostrar para a gestão que já não suportamos o sucateamento enfrentado no Detran. Mesmo com a aumento da arrecadação, nos últimos meses, já que as taxas foram reajustadas, as condições de trabalho continuam extremamente precárias. Falta estrutura física adequada, mais servidores para prestar o atendimento e até mesmo os materiais mais básicos de expediente”.