PUBLICIDADE

Servidores denunciam precariedade em sedes do Ibama no Mato Grosso

PUBLICIDADE

Servidores fizeram um vídeo mostrando a situação precária de parte da sede do Ibama em Cuiabá e alguns escritórios do interior – teto e paredes caídas, goteiras, móveis quebrados e sem condições de uso, centenas de materiais apreendidos que foram usados em ações de depredação ambiental guardados em um depósito que desabou. Ainda mais grave são documentos e processos armazenados de forma inapropriada e em locais insalubres. A cobrança de melhor estutura no Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade também motivou a greve dos profissionais em Mato Grosso.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Área Ambiental (SintFama), José Vespasiano Lisboa Assumpção, explica que a situação é conhecida até mesmo pela superintendência do Ibama em Mato Grosso. Diversos pedidos de providência já foram feitos pelo Sindicato e pela própria superintendência junto ao governo Federal, mas nada foi feito. “É tudo centralizado. Depende do Governo Federal, por isso nenhuma providência é tomada. O IBAMA parece um órgão abandonado”.

O sindicato já convocou a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros – que inclusive já condenou algumas instalações, e protocolou no Crea/MT (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) um documento detalhando as condições do prédio. “Para se ter uma idéia, recentemente foi noticiado na imprensa nacional a existência de um lixão a céu aberto na área da superintendência estadual do Ibama, em Cuiabá, situação extrema de abandono do órgão”.

Outro problema é o baixo número de servidores do órgão para atender Mato Grosso. O Ibama tem para todo Estado apenas 120 servidores, enquanto o Icmbio conta com 38 funcionários. Os servidores também cobram do governo federal a reestruturação da carreira, com reajuste do vencimento básico e a criação de gratificações de qualificação e interioridade.

Outro lado
O Ibama ficou de se pronunciar sobre os problemas ainda hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE