Os servidores da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) conheceram, hoje, o novo modelo de gestão pública elaborado pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). A metodologia busca integrar o planejamento e a gestão, de forma a propiciar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governador Pedro Taques com a sociedade mato-grossense e expressos no plano de governo “Pra Mudar Mato Grosso”.
Segundo o secretário-adjunto José Bussiki, o objetivo do modelo é orientar a gestão para o cidadão e focá-la em resultados. “Para isso estamos usando como base a agenda estratégica de governo, que deixa de ser um simples plano e passa a ser uma ferramenta para se fazer gestão”, observou.
Bussiki explicou ainda que a agenda, diferentemente dos planos, começa com definição dos objetivos estratégicos de governo que são desdobrados em tarefas até o nível operacional para envolver e alinhar todos os recursos humanos que estão na gestão.
Uma segunda base de apoio do modelo é o alinhamento da estrutura e de todos os recursos dos órgãos e entidades da administração pública, para facilitar a execução da agenda estratégica de governo. “E aqui estamos nos referindo aos recursos humanos, orçamentários, financeiros, recursos de sistemas informacionais, processos, legislação, tudo alinhado para a execução da agenda”.
A terceira base é o monitoramento intensivo da execução dessa agenda estratégica de governo, ações e tarefas monitoradas permanentemente e intensivamente para subsidiar com informações os gestores das pastas. “Essas informações possibilitarão a adoção de medidas corretivas que se fizerem necessárias para implementação das ações estratégicas de governo”, completou, ressaltando que a Setas foi a primeira a conhecer o novo modelo atendendo as constantes demandas do gestor da pasta, o secretário Valdiney de Arruda, em busca de ferramentas para tornar os serviços mais eficientes e eficazes.
O secretário Valdiney de Arruda lembrou que um dos primeiros movimentos da sua gestão foi direcionar a reestruturação da gestão pública da Setas e quais os instrumentos que viriam para ser incorporados para melhorar a forma de conhecer processos administrativos, saber como intervir para aprimorar, ao final, a prestação de serviços ao cidadão. “A gente só faz isso através de investimento na capacitação de gestão pública”.
O primeiro passo, segundo o secretário, foi dialogar com o que há de melhor para a implementação de ações que é o Gespública. No segundo momento, buscar ferramentas para melhorar o trabalho do dia a dia. E o terceiro é acompanhar os resultados, saber se estão sendo alcançados, quais são as prioridades, quais as formas de minimizar os custos para potencializar os recursos, cada vez mais escassos, e também potencializar as forças de trabalho.
“Todas essas ferramentas ajudam a melhorar a eficiência da máquina, porque não havia nem controle de processos ou identificação de perfil dos servidores. Na verdade estamos quebrando paradigmas, registrando uma virada de página na gestão. Não é fácil, não está sendo muito rápido, mas tem que ser intensa. Por isso desde o primeiro dia de gestão colocamos isso como foco e nos apressarmos a cobrar essas ferramentas”, justificou.
O secretário Valdiney de Arruda diz ter percebido, ao assumir a pasta, que muitos servidores estavam desacreditados. “Todo ser humano necessita de ser valorizado. E os servidores da Setas estão atendendo ao nosso chamamento, participando intensamente das oficinas e inclusive nas discussões de pautas, do PPA, na implantação do Gespública e agora nós estamos conseguindo incorporar essa melhoria de ferramenta de gestão pública para que possamos levar ao cidadão melhores serviços. Se nós queremos melhorar não podemos repetir os erros do passado, ou não haverá transformação”.