Servidores do Judiciário Federal formarão uma comissão para negociar, com o governo, a implantação do novo Plano de Cargos e Salários, que faz parte do projeto de lei 6.613/09. A decisão foi tomada após reunião, ontem à tarde, entre o presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que não apresentaram uma proposta efetiva para implantação do projeto. Porém, ficou acertado que o resultado dos trabalhos da comissão deverá ser submetido à avaliação do governo eleito em outubro.
Conforme Só Notícias já informou, os funcionários cobram aprovação do projeto de lei que altera o PCS (Plano de Carreiras dos Servidores do Judiciário e da União) e que não seja votado o PL 549/09, que congela salários dos servidores públicos por 10 anos. Também reivindica 26% de reposição salarial e 30% de aumento. A maioria dos funcionários em Mato Grosso aderiu ao movimento.
Com a falta de avanço nas negociações os coordenadores da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal) orientam a categoria a manter a greve e fortalecê-la nos próximos dias. Para eles, essa falta de acordo efetivo entre os dois poderes faz parte da estratégia do governo de não encaminhar uma alternativa para a revisão salarial dos servidores.
Após a insistência dos coordenadores da Fenajufe, foi agendada uma nova reunião para quinta-feira (8), com a participação do ministro Paulo Bernardo e do advogado Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.