segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Servidores da justiça em MT devem optar por trabalhar 7 ou 8 hs diárias

PUBLICIDADE

Servidores do Poder Judiciário no Estado farão hoje, às 12h, assembleia extraordinária, para debater o parecer enviado pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontando que não há proporcionalidade entre o aumento dos subsídios (33,33% em duas parcelas) e o aumento da carga horária na lei da Jornada de Trabalho. De acordo com o sindicatom o CNJ alega que como a jornada de trabalho elevou de 6 para 7 horas diárias, os servidores têm direito a 16,66% de elevação, não fazendo jus, portanto, aos outros 16,66% previsto para serem pagos a partir do dia 30.

O presidente do Sinjusmat (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso), Rosenwal Rodrigues, não concorda com essa posição do conselho, pois a segunda parcela dos 16,66%, “corresponde a chamada intrajornada prevista na CLT (Consolidação das normas do Trabalho), que diz: 
”em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 horas, é obrigatório a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo de 1 (uma) hora. Quando o intervalo previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho”.

Por esse motivo o sindicato convocou a assembleia e quer saber se os servidores optarão pela jornada de 7 horas initerruptas com aumento de 16,66% ou por trabalhar 8 horas, com intervalo de duas horas (das 8 às 12 e das 14 às 18 horas), e ter o aumento de 33,33%. Com as respostas dessas assembléias, ainda hoje, o sindicato irá informar oficialmente o TJ da posição da maioria, para que o Tribunal crie o projeto de lei alterando o atual e o envie para a Assembleia Legislativa, para que seja votado, sancionado até o dia 30 para que a segunda parcela do aumento possa ser depositada na data.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE