Os servidores da câmara receberam capacitação técnica sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Dados da Vigilância em Saúde apontam que o município está em estado eminente de epidemia, considerado como muito grave.
O objetivo do treinamento foi qualificar os servidores para unir forças na conscientização e auxílio aos agentes de endemias no trabalho de campo. Os servidores do Legislativo farão visitas semanais nos bairros, acompanhados dos agentes de endemias e munidos de documentação oficial onde irão conscientizar a população sobre o combate ao mosquito. O servidores farão ainda relatórios das visitas e das situações encontradas. Estes dado serão utilizados na comprovação oficial de cada caso.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, e técnicos da pasta, que explicaram todos os passos a serem cumpridos de acordo com normativa do Ministério da Saúde.
Silvia pontuou a importância da ajuda de cada servidor. “Quando fomos procurados pela Coordenação da Câmara Municipal de Sorriso para agregar a nossa equipe ficamos muito felizes, pois a situação é preocupante e precisamos de auxilio para combatermos essas doenças. Os servidores foram capacitados e se juntarão aos nossos agentes para fazer um trabalho de casa em casa. Só temos a agradecer”.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, nestes 28 dias do ano foram recebidas 267 denúncias de moradores, que solicitam a presença dos agentes para a verificação de imóveis.
De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, 1.250 casos foram investigados. Deste número, 373 confirmados como dengue clássica, 594 descartados e 283 ainda estão sob investigação.