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Serviços Essenciais lideram ranking de reclamações do Procon Estadual

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O Procon Estadual registrou 2.380 atendimentos no mês de junho. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.508 registros, enquanto pelo atendimento online (www.consumidor.gov.br), foram 872 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 822 atendimentos. Liderando o setor, está a categoria “Energia Elétrica”, com 351 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 228 reclamações e “Telefonia Celular”, com 144.

Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 331 reclamações: 116 para a categoria “Banco Comercial”, 90 para “Cartão de Crédito” e 32 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 175 atendimentos, sendo 35 para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 16 para “Artigo de Leitura” (jornal, revista, folheto, livro, etc) e 12 para “Produto de uso pessoal” (barbeador, depilador, secador, outros).

Já a área “Serviços Privados”, com 129 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 34 procedimentos para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior), 30 “TV Por Assinatura” (cabo, satélite, etc) e 14 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.).

A categoria “Alimentos” aparece em quinto lugar, com 22 reclamações, seguida de “Saúde”, com 17 registros, e “Habitação” com 12 reclamações.

Por meio da plataforma online, o Procon registrou 872 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 371 registros. Em segundo lugar, estão os “Serviços Financeiros”, com 306 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 120 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Demais Produtos”, com 29 reclamações e, em quinto lugar, aparecem empatadas as categorias “Demais Serviços” e “Transportes”, com 14 reclamações cada. Em sexto lugar está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 13 registros, e na sétima posição está a área “Saúde”, com duas reclamações.

As categorias ”Turismo/Viagens”, “Educação” e “Alimentos” tiveram apenas um registro cada. As áreas “Água, energia e gás” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de junho na plataforma.

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