O Procon Estadual registrou 2.769 atendimentos, no mês passado. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.015 registros, enquanto pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 754 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “Serviços Essenciais”, com 1.096 registros. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 468 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 395 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 148 reclamações.
Em segundo lugar está o setor “Assuntos Financeiros”, com 301 reclamações, registrando 104 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 51 para “Cartão de Crédito” e 45 para “Financeira”.
A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 301 atendimentos: 64 para a categoria “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc), 38 para “Assessório para Vestuário” (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc.) e 14 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.
Já o setor “Serviços Privados”, com 231 registros, está na quarta posição, com 76 procedimentos para “TV por Assinatura”, 36 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 17 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).
Com 32 reclamações, o setor “Saúde” está em quinto lugar, seguido pelo setor “Alimentos”, com 29 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Habitação”, que teve 25 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Várzea Grande Shopping.
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 754 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 381 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 193 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 84 registros.
As categorias “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” e “Demais produtos” estão empatadas, na quarta posição do ranking, com 32 reclamações cada. Ocupando a quinta posição, também estão empatadas as áreas “”Demais Serviços” e “Transportes”, cada uma com 12 ocorrências registradas.
As áreas “”Alimentos” e “Turismo/Viagens” registraram duas reclamações cada. Já as áreas “Água, energia e gás”, “Educação” e “Saúde” tiveram um registro cada. A área “Habitação” não teve reclamações registradas no mês de junho na plataformawww.consumidor.gov.br.