O maior volume de reclamações e denúncias que o Órgão de Defesa do Consumidor recebeu, durante todo ano passado, está relacionado ao setor de telecomunicações – são 28,96%. No total, 225 pessoas foram atendidas. O levantamento foi apontado através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Na lista pela procura de atendimento e encaminhamento para soluções de desacordos ou problemas também aparecem os assuntos financeiros com 205 (26,51%), produtos, 178 queixas (22,91%), serviços privados 94 reclamações (12,1%), serviços essenciais 42 (5,41%), habitação 17 (2,19%), na saúde foram 12 (1,54%).
Entre os assuntos mais demandados está a telefonia celular, que lidera o ranking com 14.67%. Os problemas apontados pelos consumidores são as cobranças indevidas, valor, reajuste, recusa injustificada em prestar serviço, desistência do serviço entre outros.
O aparelho celular ficou em segundo, com 7.08% da demanda. A maioria reclamou dos produtos com vício, não entrega do aparelho, venda enganosa e desistência de compra. Em terceiro, foi a demanda contra banco de dados e cadastros de consumidores no SPC e Serasa indevidamente com 6.95%.
Em Nova Mutum, 56,37% dos atendimentos foram para homens. A faixa etária varia entre 31 a 40 anos de idade.