O senador Sérgio Cabral (PMDB) foi eleito para o governo do Rio de Janeiro com 66,71% dos votos válidos. Até agora já foram apurados 85,01% dos votos. A juíza Denise Frossard (PPS), que disputava o segundo turno com Cabral, ficou com 33,29%.
A eleição do candidato segue o regime, que já dura oito anos, do PMDB no governo do Estado carioca. Cabral, no segundo turno, decidiu pelo apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. Já os ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho, ambos do PMDB carioca, decidiram não seguir a posição de Cabral e lançaram apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais.
Tal fato abalou a popularidade de Alckmin no Rio de Janeiro, já que a rejeição aos Garotinho – principalmente na capital carioca – é grande.
Denise Frossard (PPS), a oponente de Cabral na disputa pelo governo do RJ, decidiu, à revelia, pelo apoio a Alckmin também.
No primeiro turno, Cabral já saíra na frente na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, ao receber 41,42% dos votos válidos contra 23,78% de Frossard.