O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sinop vai oferecer, hoje à tarde, um curso de ‘capacitação em manejo e conscientização florestal. O curso será ministrado aos moradores de uma comunidade rural do município de Itanhangá, que chegaram até a coordenação do Senai por intermédio da gerencia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), de Sinop.
Os moradores daquela região têm uma área de mata onde querem produzir, mas, mostrando consciência, antes de utilizar a área decidiram procurar os órgãos competentes. Os agricultores vieram até o Ibama de Sinop a procura de orientação e o órgão, que também atende aquela cidade, lhes encaminhou ao Senai.
“Hoje iremos apresentar o curso a eles e ver se haverá interesse em continuar” explicou Guilherme Rodrigues, engenheiro Florestal que vai ministrar o curso.
O manejo florestal consiste em retirar da floresta apenas as árvores que foram destinadas para serem utilizados pela indústria madeireira para serem madeira serrada ou compensados.