PUBLICIDADE

Senai de MT é o segundo melhor do país em robótica industrial

PUBLICIDADE

O resultado foi divulgado ontem, na premiação da Olimpíada do Conhecimento 2010, realizada no Rio de Janeiro. Mato Grosso conquistou medalha de prata na ocupação, superando o bronze da edição passada

Força de vontade, esforço, disciplina, determinação, dedicação aos estudos, planejamento, iniciativa e, acima de tudo, compromisso. Estas são as características necessárias, segundo os alunos mato-grossenses da Robótica Industrial, para conquistar uma medalha na Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. Os três jovens do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MT) voltam vitoriosos para Mato Grosso após garantir medalha de prata na competição, realizada de 8 a 14 de março, no Rio de Janeiro.

Após quatro dias de intensa disputa, os estudantes conseguiram ultrapassar os tradicionais Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ficando atrás apenas de São Paulo. Os jovens já vinham vencendo etapas da competição desde as fases iniciais da ocupação, que classificou somente os quatro Estados para concorrer na etapa final da Olimpíada do Conhecimento. Na edição passada, o SENAI-MT havia conquistado bronze na modalidade Robótica Industrial.

Emocionado, o aluno da Robótica Industrial Cleiton Santos, 19 anos, não encontrou palavras para descrever o sentimento da vitória pela medalha conquistada na Olimpíada do Conhecimento. Resumiu: "É um sonho realizado que, sem o SENAI, não teria acontecido". A mesma euforia atingiu Cleiton Amaro, 19, que descreve a satisfação pelo trabalho reconhecido. "Valeu a pena todo esforço. Estou muito feliz e agradeço todo apoio que recebemos de todos do SENAI, principalmente do senhor Gilberto, do Rodrigo e do Nilson". Na declaração, ele refere-se ao diretor regional do SENAI-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, ao professor da Robótica Industrial, Rodrigo Ferreira, e ao gerente da Escola SENAI da Construção, Nilson Luiz da Silva.

Superação: este é o sentimento de Luiz Paulo Camargo, 20. "Treinamos muito, foi um trabalho árduo, mas conseguimos cumprir o planejamento. Se encontrávamos uma dificuldade, estávamos juntos para superar. Acima de tudo, esta é uma vitória ao nosso Estado". É o que diz também o instrutor dos alunos vencedores, Rodrigo Ferreira, que descreve a sensação de atingir o objetivo. "É uma emoção muito forte conseguir esta medalha, pois quando partimos para uma competição, por mais preparados que estivermos, não sabemos o que vai acontecer. No dia a dia das provas fica claro o merecimento daqueles que conquistam o pódio e este resultado ocorreu principalmente porque os estudantes da Robótica Industrial doaram-se por inteiro", explica.

A equipe da Robótica Industrial foi treinada na Escola SENAI da Construção, sob gerência de Nilson Luiz da Silva, que também foi chefe de equipe da delegação mato-grossense. "A medalha chega para todo o Estado e não apenas para a Escola SENAI da Construção. Esse resultado é muito importante para nós, pois mostra ao país que Mato Grosso tem tecnologia, prova é a medalha que conseguimos nesta modalidade que possui provas de alta complexidade. Muitos Estados nem chegaram à competição e esses alunos já saíram vencedores de Mato Grosso".

Além da medalha, o SENAI-MT ainda garantiu certificado de excelência pelo desempenho do competidor Renato Pereira Brandão, da modalidade Aplicação de Revestimento Cerâmico, que conseguiu atingir mais de 80% de acerto nas provas. A premiação da Olimpíada do Conhecimento 2010 ocorreu ontem (14-03), em evento realizado no Cais do Porto. A delegação de Mato Grosso participou da solenidade junto com equipes de todo país. Nesta edição, o SENAI-MT concorreu em 14 profissões: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Confecção de Roupas, Construção em Alvenaria, Instalação Elétrica Industrial, Instalação Elétrica Predial, Mecânica de Manutenção, Mecatrônica, Panificação, Robótica Industrial, Robótica Móvel, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Tornearia Mecânica e Web Design.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE