O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Mato Grosso abriu 3 mil vagas gratuitas para quatro cursos de qualificação profissional, distribuídas em 10 unidades do Senai no estado. As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (5), de forma presencial.
Estão disponíveis os cursos de Assistente de Gestão Administrativa com Informática; Assistente de Produção Industrial; Assistente de Manutenção em Informática e Assistente de Instalações Civil, Elétrica e Hidráulica para Construção. As vagas são para Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Distrito Industrial, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. Vale ressaltar que para a região de Cáceres, o curso será ofertado pela unidade do Senai de Ciuabá – Distrito Industrial.
As aulas serão realizadas de forma semipresencial, com 80% da carga horária em plataforma de estudo, com tutoria, e 20% em aulas presenciais. Para realizar as atividades na plataforma de estudos é necessário possuir computador com acesso à internet ou disponibilidade para ir até o Senai e usar os laboratórios de informática, conforme agendamento prévio junto à coordenação de curso.
Para se matricular, o aluno deve ter 16 anos e ensino fundamental completo, exceto para o curso de Assistente de Instalações Civil, Elétrica e Hidráulica para Construção, para qual a idade mínima é 18 anos e ensino fundamental completo. É necessário levar documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e histórico escolar.
De acordo com o gerente de Educação do Senai MT, Carlos Braguini, é uma oportunidade para pessoas que buscam qualificação e evolução profissional, com educação profissional de qualidade. “É parte do compromisso do Senai qualificar a mão de obra das empresas e ajudar a combater a desigualdade, promovendo crescimento econômico e gerando novos empregos”.
Os cursos são destinados para pessoas em situação de vulnerabilidade, baixa renda ou desempregados.