PUBLICIDADE

Senador pede a ministro construção de Unidade Didática Avançada em Sinop

PUBLICIDADE

A solicitação da construção de uma Unidade Didática Avançada (UDA) para o curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, foi feita ao ministro da Educação, Mendonça Filho, em reunião, realizada ontem. A unidade irá desenvolver alunos e professores e também beneficiar quem mora no município.

Ao afirmar que, enquanto presidente da comissão Senado do Futuro, alocou no ano passado emenda ao orçamento para isso, o senador Wellington Fagundes (PR) conta que o pleito vem atender o ensino, a pesquisa e principalmente a comunidade em uma área fundamental. “Precisamos fazer com que esse desejo da população e principalmente a vocação do campus da Universidade Federal em Sinop possam ser reconhecidos e aplicados”.

O suplente do senador Wellington Fagundes, o médico sinopense Jorge Yanai, explica que a UDA possuirá 32 consultórios médicos que servirão para o ensino dos alunos da faculdade de Medicina e Enfermagem. “Não só para diagnóstico, tratamento e treinamento, mas para o aprimoramento da medicina de nossa universidade, ao mesmo tempo em que presta-se um serviço à sociedade do Norte de Mato Grosso”.

O ministro afirmou que, assim que receber as demandas, tratará com o presidente interino Michel Temer para tentar solucioná-las. “Essa questão da universidade em Sinop, nós temos toda a boa vontade de atender. Há a disposição clara de atuarmos nesse sentido. E a todas as regiões de Mato Grosso, dentro do possível, em nossa atuação do MEC. Com o apoio do presidente Temer, vamos nos desdobrar para atender”.

O secretário de educação superior do MEC, Paulo Barone, afirmou que o pleito poderá ser possível principalmente porque o governo está comprometido com a expansão universitária, em especial nas regiões do interior do Brasil. Segundo ele, já há recursos indicados pelo senador, por meio de emenda de bancada, para a construção dessa e de outras instalações.

A vice-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, mostrou-se satisfeita com a reunião, e esperançosa no trabalho da bancada junto ao novo ministro. Ela afirmou que a parceria entre o município, o Parlamento e o poder Executivo será “extremamente importante”, e que o secretário demonstrou “boa vontade”. Martinelli ressalta que a UDA possibilitará uma qualidade de vida melhor para a população e a possibilidade de melhor ensino para a universidade e seus alunos, “que aprenderão mais, com treinamentos e tendo onde atuar”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...
PUBLICIDADE