A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE) realiza o Seminário Educação x Trabalho Infantil, na próxima quinta-feira (12), no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio) – avenida Rubens de Mendonça (CPA), ao lado da Secretaria de Fazenda. A data marca o dia mundial e nacional contra o trabalho infantil e ganha atenção especial da SRTE, como entidade envolvida na fiscalização e erradicação do trabalho infantil no Estado.
Durante os períodos da manhã e tarde palestrantes de órgãos estaduais estarão reunidos para abordar diferentes aspectos da educação e do trabalho como ferramentas para erradicar o trabalho infantil e incluir as crianças no processo de educação formal. A proposta é que juntos – instituições governamentais e não governamentais – tracem metas para coibir o trabalho infantil.
“Hoje estamos estruturados para uma fiscalização intensa e contínua, mas precisamos de ações em rede com entidades parceiras”, esclarece o superintendente regional, Valdiney Antônio de Arruda. Conforme ele, a SRTE aumentou o número de fiscais, saltando de 20 para 100 o número de auditores no Estado. Os profissionais tomaram posse no início do ano, foram treinados e capacitados para atuar efetivamente no combate a situações de trabalho infantil.
As ações que serão desenvolvidas integram uma rede articulada com diferentes esferas do poder público, além da SRTE estão Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Conselhos Tutelares, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Juizado da Infância e Juventude, Universidades, entre outros.
Para que as ações de combate ao trabalho infantil sejam coibidas a SRTE pretende atuar com a parceria dos municípios. “Precisamos de uma maior articulação com os parceiros municipais”, acrescenta o auditor fiscal Marcus Vinícius.
A meta da SRTE é fortalecer a parceria com as entidades, os agentes municipais, e todos os responsáveis pelo combate ao trabalho infantil para que juntos criem instrumentos adequados para tirar as crianças das ruas e inseri-las num contexto de educação e aprendizado.