A Coordenadoria Estadual de políticas Sobre Drogas (Coesd), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), está organizando a XIII Semana Estadual de Prevenção ao uso e abuso de drogas, que será realizada entre os dias 19 e 26 de junho em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o coordenador da Coesd, Neio Lucio Monteiro de Lima, a semana de eventos está sendo preparada para chamar a atenção da sociedade para a problemática das drogas. “O fenômeno das drogas atinge dramaticamente todas as dimensões e classes da sociedade, principalmente as crianças e adolescentes”.
O coordenador explica que vários fatores aumentam a vulnerabilidade dos jovens. “Uns pela exclusão, outros são influenciados por colegas, outros pela curiosidade, outros pela ilusão do dinheiro fácil, a maioria porque a cultura do álcool está presente na família”. Ele ainda diz que segundo dados do IBGE, 53 mil estão em situação de trabalho infantil para o tráfico de drogas. Para fortalecer as ações de prevenção às drogas no estado é fundamental a participação da sociedade organizada e de entidades competentes nesse evento.
A semana estadual de prevenção tem o objetivo de sensibilizar autoridades, educadores, políticos, gestores, famílias e sociedade, pelas diversas atividades que serão desenvolvidas sempre em parceria com as instituições públicas e privadas. “Prevenção é o caminho, reduz custos orçamentários de média e alta complexidade na Assistência, Saúde, Segurança Pública e sistema prisional, além de proporcionar qualidade de vida a sociedade”.
Os eventos também vão levar conhecimento a sociedade mato-grossense sobre as políticas públicas sobre as drogas, possibilitando a formação de multiplicadores, capazes de ampliar, articular e fortalecer a rede de proteção, prevenção e cuidado.