A Penitenciária Central do Estado (PCE) sediou a abertura da 13ª Semana Estadual de Prevenção ao uso de Drogas. Ontem, apenados que trabalham dentro da unidade, agentes penitenciários e servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), assistiram a apresentação do projeto “Prevenção e redução dos danos do uso e abuso de drogas no Sistema Penitenciário”.
“A campanha é de fundamental importância como estratégia de prevenção e atenção ao fato do consumo de drogas ilícitas ainda ser muito comum. Hoje queremos destacar também o trabalho que está sendo desenvolvido nas Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso”, afirmou o Secretário Adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto.
Durante o evento, a coordenadora do projeto, psicóloga Eunice Teodoro dos Santos, afirmou que a maior parte das pessoas que dão entrada nas unidades prisionais do estado teve algum tipo de relação dependência química. “No presídio feminino, sabemos que aproximadamente 85% das recuperandas lá estão por delitos como tráfico de drogas, comando de boca de fumo ou por efeito de alguma droga que a levou a cometer a infração. Nas unidades masculinas, estima-se que 75% dos recuperandos tiveram contato com drogas líticas ou ilícitas, o que potencializou a autoria do crime”.
A psicóloga anunciou que serão desenvolvidas diversas ações na unidade, para preparar o reeducando para sua reinserção e inclusão sócio familiar. Equipes de saúde, compostas por assistente social, psicóloga e enfermeiro, formarão grupos terapêuticos com 12 participantes, que se reunirão uma vez na semana, durante oito semanas, possibilitando interação e troca de conhecimento. Dessa forma, quando estiver em liberdade, o recuperando terá conhecimento da rede e saberá onde procurar ajuda.
Também serão realizados encontros com os familiares dos internos, por considerar a importância da família no diálogo, apoio, suporte e incentivo para alcançar uma recuperação bem-sucedida. Desse modo, reuniões semanais abordarão a temática das drogas, com debates, palestras, terapias familiares e relatos de vivências.