PUBLICIDADE

Sema vistoria focos de calor em fazendas no extremo Norte

PUBLICIDADE

Uma equipe da Secretaria do Estado de Meio Ambiente está fazendo vistorias in loco em fazendas de Alta Floresta, Nova Monte Verde, Carlinda, Apiacás, Paranaíta e Nova Bandeirantes, para detectar os prejuízos causadas por queimadas irregulares. Segundo o escritório regional de Alta Floresta, os focos foram detectados por satélite durante o período de proibição, entre julho e novembro. É necessária a vistoria para apurar as causas, danos e autuar os proprietários.

As queimas foram liberadas somente no início do mês, após quatro meses de proibição devido o clima seco e fortes ventos, causando danos a saúde da população e ao meio ambiente. Mesmo assim, só são permitidas com autorização da Sema. Quem descumprir a legislação pode ser multado em até R$ 1,5 mil por hectare queimado e preso por até 5 anos.

Relatório do GREEN – Grupo de Estudos do Extremo Norte – apontou que, nas seis cidades, houve uma redução foi de 35,51% no número e queimadas até outubro, conforme dados fornecidos pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foram 17.847 focos de calor em 2005, 11.001 em 2006, e, no mesmo período deste ano, foram 7.094.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE