PUBLICIDADE

Sema vistoria estoques de madeireiras lacradas no Nortão

PUBLICIDADE

Fiscais da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) prosseguem, esta semana, as vistorias nos estoques de 95 madeireiras, em 20 municípios da região Norte, lacradas por determinação da Justiça. Somente em Sinop, são 12 indústrias. Está sendo conferido se o volume de madeira estocada confere com o saldo das empresas no sistema CC-Sema (Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais).

Em outros 83 mandados são cumpridos em Claudia, Vera, Santa Carmem, Alta Floresta, Juara, Feliz Natal, Marcelândia, Paranaíta, Juína, Juruena, Carlinda, Matupá, Porto dos Gaúchos, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, e Nova Ollímpia.

As madeireiras são investigadas na operação Guilhotina, por possível envolvimento no esquema de fraudes para comercializar madeira ilegal, que teria movimentado R$ 58 milhões. Todas tiveram os cadastros suspensos no CC-Sema e estão impedidas de comercializar os produtos que estão nos pátios. Além dos empresários, são acusados de envolvimento engenheiros e servidores da própria secretaria. 40 pessoas chegaram a ser presas durante a operação, a maioria já foi liberada.

As vistorias devem encerrar nos próximos 30 dias. Nesse período, as empresas podem ter os cadastros liberados, caso a Sema constate que o empreendimento esteja com as atividades regulares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE