PUBLICIDADE

Sema Sinop intensifica monitoramento nos rios da região Norte

PUBLICIDADE

Prestes a completar dois meses de Piracema, o saldo das operações nos rios do Nortão é considerado positivo. A avaliação é do diretor regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Sinop, Jurandir Taborda Ribas. Fiscais do órgão intensificaram as ações no período que antecedeu o Natal e continuam por tempo indeterminado.

O diretor disse que não houve apreensão desde o dia 12 deste mês, quando foram recolhidos de rios da região 21 molinetes, 8 espinhéis (com 630 metros de comprimento), um tratador mecânico, 21 tambores, 48 tratadores manuais de ceva, duas redes e 53 anzóis. Esta última operação durou três dias e foram vistoriados os rios Renato, Caiaby, Verde, Celeste, Teles Pires e Córrego Índio Possesso, que resultou em seis autos de infrações. "Mesmo diante das denúncias não constatamos nenhuma irregularidade de lá pra cá", ressalta Ribas.

Ainda segundo o diretor, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 65 3838 e pelo 162 e há formulários no site da Sema, e nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Foresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila rica e Juara.

Conforme Só Notícias já informou, a Piracema teve início dia 5 de novembro, período de reprodução dos peixes de água doce – nos rios das bacias do Paraguai e do Amazonas, em Mato Grosso. Nesta fase, que terminará em fevereiro do ano que vem, fica proibida a pesca para fins de comercialização e também o transporte de pescado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE