PUBLICIDADE

Sema reabre em fase de teste atrativo do Parque Estadual Serra Azul em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) liberou em fase de teste o acesso da população ao Mirante do Cristo Redentor, localizado no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças. A inauguração das obras será no final de janeiro e estão sendo testados o acesso, a segurança e outros quesitos importantes para a reabertura definitiva da unidade de conservação estadual.

A proposta para o ano que vem é gradativamente abrir novos pontos de visitação, mediante elaboração e execução de projetos que ofereçam melhor estrutura de segurança às pessoas, além de permitir a conservação da biodiversidade local.

Conforme o secretário da Sema, André Baby, a reabertura da unidade é uma determinação do governador Pedro Taques que visa incrementar o turismo sustentável na região, atraindo turistas das cidades vizinhas e até de outros estados, o que contribuirá para o aquecimento da economia local. “O parque é importante para a população porque, além de ser mais uma opção de lazer, ele possui uma beleza cênica única”.

O Mirante poderá ser visitado todos os dias, das 6h às 18h30, por meio da Escadaria da Fé, que leva até a imagem do Cristo Redentor. Esta é a primeira etapa do projeto de reabertura do parque, que ficou fechado por três anos. Entre as melhorias realizadas nesta fase estão as reformas das guaritas da entrada principal e da Escadaria da Fé, que dispõe de banheiros masculino/feminino, bebedouro e livro de registro de presença, a ampliação do Mirante do Cristo Redentor e do platô da Nossa Senhora.

Ainda estão em andamento no parque as obras de construção do Centro de Visitantes, recuperação e adequação das estradas, ordenamento das trilhas do Córrego Avoadeira e revitalização do Discoporto. “A população sabe da importância desse patrimônio, até porque o parque foi criado devido ao apelo da comunidade, então essas melhorias significam muito para todos da região que poderão frequentar novamente a unidade de forma responsável”, acrescenta o secretário André Baby.

As obras são realizadas com recursos financeiros no valor de R$ 1,2 milhões oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta disponibilizado pelo Ministério Público Estadual (MPE). A obra também conta com o apoio do Conselho Gestor do parque, da Prefeitura de Barra do Barças, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Transportes e Serviços Públicos, além das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP’s) Aliança da Terra (AT) e Associação dos Amigos dos Animais (AAA).

Com intuito de ampliar as parcerias, a Sema está em contato com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para celebrar um Termo de Cooperação Técnica que disponibilizará estudantes para serem estagiários na unidade e, assim, contribuírem na gestão ambiental do parque. A fim de facilitar o atendimento da demanda do parque, será entregue à unidade um veículo 0 Km Miltsubishi L-200 com tração 4×4 já adquirido pela Sema via compensação ambiental.

Sobre o Parque

O Parque Estadual da Serra Azul possuiu 11 mil hectares, no município de Barra do Garças, e está no Bioma Cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado por meio da Lei nº 6.439 de 31 de maio de 1994.

A unidade foi fechada em setembro de 2014, em razão de uma notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE), depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que o órgão ambiental não tinha condições de conciliar a proteção da biodiversidade e a conservação do parque com uso público, além do Conselho Consultivo não estar em atividade e a implantação do Plano de Manejo ser considerada insuficiente.

A média anual de visitação ao parque variou de 35 a 40 mil pessoas, as quais visitaram os diversos atrativos, como: a Escadaria da Fé; o Mirante do Cristo Redentor; Discoporto; as trilhas do circuito das 13 cachoeiras do Córrego Avoadeira, com alturas médias de 15 a 25 metros e a Gruta dos Pezinhos, esta última continuará interditada, ainda que haja reabertura dos outros atrativos, até que se faça um estudo específico que viabilize a visitação, já que a caverna abriga pinturas pré-históricas de valor antropológico incalculável e que estavam  passando por deterioração.

O parque, após interdição, estava aberto somente para serviço de manutenção de equipamentos pelas empresas que utilizam as torres e antenas, atividades de educação ambiental, pesquisa pelas instituições de ensino e para prática de voo livre pela Associação Cia do Céu. A partir de agora, a comunidade local e os visitantes poderão acessar a Escadaria e visitar o Mirante. Assim que as obras forem concluídas todos os atrativos do parque serão reabertos.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...
PUBLICIDADE