A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai propor a antecipação e ampliação da proibição do período de queimadas no Estado. O período restritivo iniciaria dia 1º de julho (ano passado iniciou dia 15 do mesmo mês) e terminaria em 30 de outubro (em 2010 foi até 15 de setembro). Os técnicos defendem período maior devido aos altos focos de calor registrados, no ano anterior, após a liberação das queimadas. A meta das equipes será reduzir em 65% a quantidade de focos no Estado.
Em reunião realizada, hoje pela manhã, aconteceu a reunião para monitoração e discussão das ações necessárias para combate a queimadas no Estado. Agora o assunto será tratado dentro do comitê de gestão do fogo, composto por várias entidades, no próximo dia 22. Caso a proposta de ampliação do período proibitivo as queimadas seja aceito a aprovado pela maioria, um documento será elaborado e remetido ao governador Silval Barbosa (PMDB), que terá a prerrogativa de acatar ou não a proposta.
Os servidores da Sema fizeram protestos hoje pela amanhã, suspendendo as atividades cobrando reestruturação de carreiras e salários. Apontam que há oito anos não há avanços. Nesta 4ª feira, o sindicato sinaliza deflagrar movimento grevista para cobrar as reivindicações. Salário inicial em nível superior, em média, é R$ 2,8 mil.
(Atualizada às 15h55)