A secretaria estadual de Meio Ambiente multou em R$ 400 mil o proprietário de um maquinário utilizado para desmatamento ilegal no município de União do Sul (130 km de Sinop), na quarta-feira. A fiscalização flagrou um funcionário com um trator esteira e uma escavadeira, utilizados para desmate. O dono do maquinário foi encontrado em Sinop e, além da autuação, responderá por desmatamento de vegetação nativa em área de reserva legal, pois não tinha autorização para a atividade. As máquinas foram levadas para sede da prefeitura de União do Sul.
A secretaria localizou a área desmatada por satélite, com o auxílio de coordenadas geográficas. Por meio da metodologia HotSpot (pontos quentes), a Sema busca impedir a derrubada da vegetação, identificando em tempo real as ações de desmatamento. Dessa forma, os fiscais podem agir durante o crime, antes que toda a vegetação seja suprimida.
A assessoria informou que a fiscalização está prevista no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso, que está em sua terceira fase. As ações de comando e controle do desmatamento em Mato Grosso estão pautadas no monitoramento constante, por meio de autuação remota e presença da fiscalização, na sensibilização dos proprietários rurais e na responsabilização.