A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) marcou a nova data da audiência pública para apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Usina Hidrelétrica de Sinop que deverá ampliar o fornecimento de energia elétrica no Estado. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, a audiência acontecerá na quinta-feira (25), às 19h30, no Amazon Centro de Eventos. A decisão deve ser publicada no diário oficial de amanhã.
A audiência estava marcada para quinta-feira (18) da semana passada, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), porém, foi suspensa por decisão do juiz federal de Sinop, Murilo Mendes. O magistrado acatou parcialmente a ação do Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, conforme Só Notícias já informou, na sexta-feira (19) o Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou a decisão liminar do magistrado federal.
A audiência é uma das exigências para que a Sema emita, posteriormente, parecer e licença prévia autorizando a construção da usina. Nas outras quatro cidades que serão atingidas pela implantação da usina a audiência já foi realizada normalmente.
A Usina Hidrelétrica de Sinop terá capacidade para produzir 400 megawatts de energia elétrica e será uma das cinco usinas instaladas no rio Teles Pires. A barragem ficará entre os municípios de Itaúba e Cláudia e ocupará cerca de 33 mil hectares, além de ser única que trabalhará com reservatório. Além de Sinop, Itaúba e Cláudia também serão afetados com a implantação da hidrelétrica, os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso.
Entidades estão acompanhando as projeções feitas com alagamento de áreas e desapropriações se a usina for construída. A Igreja Católica, por exemplo, tem feito manifesto para que a barragem seja menor que a prevista no projeto visando reduzir impactos ambientais.