Foi lançada, hoje, na base Aérea de Combate a Incêndio Florestal da Amazônia que está integrada ao Ciopaer, no Aeroporto de Sorriso, a 4ª edição da Operação Abafa, para fiscalizar e autuar os crimes de desmatamentos e degradação florestal, queimadas não autorizadas e incêndios florestais.
Uma aeronave Air Tractor 802F com capacidade de 3.100 litros de água dará apoio durante a operação, que também vai contar com apoio do caminhão do Centro Integrado, Comando e Controle Móvel para ajudar na fiscalização.
“Até agora tivemos três edições da operação. Uma em 2016 e duas no ano passado. O objetivo é combater os crimes ambientais. Na degradação nós vamos atuar principalmente na fiscalização e coibindo queimadas irregulares, que neste período é proibida, e também combatendo os incêndios florestais”, explicou o coronel dos bombeiros, Paulo André da Silva Barroso.
A restrição de uso do fogo para fins de manejo segue até o dia 15 do próximo mês, podendo ser prorrogada de acordo com a condição climática. Durante este intervalo, o uso do fogo em áreas rurais fica proibido. Já nas cidades, as queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo.
“A secretaria Estadual de Meio Ambiente vai atuar na parte de identificação de ilícitos ambientais, principalmente relacionados a queimadas. Para quem for autuado, como está previsto na legislação, a punição é multa e embargo do imóvel rural”, expôs o analista de meio ambiente, Luiz Thiago.