O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alexander Maia, determinou a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar a conduta de dois fiscais da pasta acusados de cobrar propina de pequenos produtores em Nova Mutum. A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial que circula hoje. Eles foram presos em flagrante, na semana passada, em uma ação desencadeada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil do município.
O documento determina que três servidores da Sema formem a comissão processante e que em um prazo de 60 dias entreguem a conclusão do relatório final. De acordo com a portaria, um dos acusados é servidor de carreira, Marcelo Antônio Cardoso, e o outro, Valdivino Jerônimo de Carvalho, comissionado.
Conforme Só Notícias já informou, os fiscais estavam fazendo visitas e inspeções em granjas de avicultores do município. Diante de supostas situações irregulares evidenciadas nos aviários, eles estavam cobrando propina, para não expedir notificação e multa. Não foi confirmado o número de avicultores fiscalizados. A denúncia é de que os valores cobrados para não serem aplicadas multas passariam de R$ 3 mil.