A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, hoje, no Centro Cultural Antônio Lopes Pereira, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, o lançamento da campanha 2014/2015 do período de defeso da piracema. O evento é coordenado pela Superintendência de Educação Ambiental (Suea), do órgão.
A abertura do evento foi feita pela banda da Polícia Militar. Técnicos da Sema e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) falaram sobre a importância do monitoramento para a gestão do recurso pesqueiro do Estado, as ações da Sema; o homem x recursos pesqueiros; programas e ações do governo em apoio ao pescador profissional e as alternativas de sobrevivência durante o período de proibição da atividade.
A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Favaretto, explicou que durante o período de proibição de pesca estarão sendo intensificadas as ações de educação ambiental. Após o lançamento da campanha, na sexta-feira (14), será a vez do município de Barão de Melgaço receber uma programação especial.
Numa parceria com a prefeitura, os técnicos da Sema estarão na escola estadual Coronel Antônio Paes de Barros, nos períodos matutino e vespertino, realizando uma série de atividades incluindo palestras sobre temas como gestão de resíduos sólidos, pesca depredatória, monitoramento no período de defeso da piracema, Lei do Pantanal e avaliação e qualidade da água do Rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço.