PUBLICIDADE

Sema inspeciona parques e unidades do órgão em busca de focos do Aedes aegypti

PUBLICIDADE

Para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus -, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou na última quinta-feira (28) a segunda inspeção de limpeza intensificada na sede do órgão em Cuiabá, nas 11 unidades regionais no interior e nos parques urbanos da capital Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô, conforme estabelece a Portaria nº 43, publicada no Diário Oficial do dia 19 deste mês.

Durante a inspeção nos parques, realizada pela equipe terceirizada de limpeza, foram retirados sete sacos de lixo de um litro. De acordo com o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, a portaria intensificou um trabalho que já é feito diariamente. “Estamos num momento critico em que todo o Brasil enfrenta a proliferação das doenças causadas pelo mosquito. Precisamos contar com a colaboração dos visitantes dos parques para que não descartem resíduo em lugares impróprios o que contribuirá para a eliminação dos criadores do inseto.”

No parque Mãe Bonifácia foi coletado um saco de lixo. Para o gerente do local, o coronel da PM Celso Benedito Pinheiro, os visitantes da unidade estão mais conscientes e contribuindo com a limpeza do parque, além disso, com a limpeza diária praticamente não existe acúmulo de resíduos. “Vejo que após o trabalho do Estado em mobilizar as secretarias e a população para o combate ao mosquito, as pessoas estão mais sensibilizadas com a questão”. Foram retiradas dos parques Zé Bolo Flô três sacos de lixo, mesma quantia coletada no Massairo Okamura.

Já na sede da Sema, a gestora do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados, Alessandra Moreira da Silva, explica que a equipe de limpeza realizou um trabalho de monitoramento no órgão. Durante a atividade foi retirada água dos recipientes encontrados, como vasos de plantas e do lixo acumulado. “Apesar de ter essa portaria, a limpeza é rotineira, a equipe monitora toda a secretaria e se preocupa em eliminar possíveis criadouros do mosquito, por isso depois da chuva também verificamos se há possíveis focos, como buracos feitos pela chuva com acumulo de água ou bueiros”.

Sobre a portaria

O documento também regulamenta o Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a designação de dois servidores da Sema para compor o Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti: Vânia Montalvão e Sérgio Batista Figueiredo, que são, respectivamente, superintendente de Educação Ambiental e Coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental. A portaria tem validade de 90 dias, período que ainda é considerado de muita incidência de chuvas em Mato Grosso. As equipes responsáveis pela limpeza nas unidades e nos parques deverão apresentar à gestão da Sema em Cuiabá relatório quinzenal de limpeza com enfoque nos criadouros do mosquito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE