PUBLICIDADE

Sema emite 144 autorizações provisórias para atividades de agricultura e pecuária em MT

PUBLICIDADE

Uma semana após o lançamento da Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF) para as atividades de agricultura e pecuária extensiva e semiextensiva, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitiu 144 autorizações. O número representa 137% a mais que o total de Licenças de Atividade Única (LAUs) emitidas pelo órgão ambiental até julho.

Outras 76 APFs estão em andamento e 56 constam no sistema como canceladas, totalizando 276 solicitações até o momento. A primeira licença oficial foi emitida durante o lançamento do sistema, na terça-feira (18.08), na presença do governador Pedro Taques e demais autoridades, no Palácio Paiaguás, para o representante legal da Fazenda Tutuí, em Rosário Oeste.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, o lançamento da APF Rural marca o início da modernização no órgão ambiental de Mato Grosso, por se tratar de uma autorização gratuita, declaratória, simplificada e requerida de forma eletrônica no site da Sema.

Ela reforça que, caso o produtor esteja com seu imóvel cadastrado ao CAR e atenda os requisitos exigidos, o documento é expedido em cerca de 15 minutos. “A proposta é que beneficie os produtores rurais durante este período em que a secretaria promoverá os ajustes necessários à implantação de novos fluxos, roteiros e procedimentos para a efetiva emissão da LAU”.

Antes o processo de licenciamento era composto por duas fases: regularização ambiental e licenciamento do empreendimento. Com a adesão da Sema ao Sicar (Sistema de Cadastro Ambiental Rural), programa do governo federal, a fase de regularização já não integra a LAU. Cabe neste período até 31 de agosto de 2017 fazer um modelo específico de licenciamento para o exercício das atividades.

O Decreto nº 230, de 18 de agosto, que regulamenta a o artigo 8º da Lei Complementar nº 343, de 24 de dezembro de 2008, instituindo a APF Rural no âmbito do procedimento da Licença Ambiental Única, bem como a forma de comunicação dos atos administrativos da Sema, está publicado no Diário Oficial do Estado de hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...

Motociclista fica em estado grave após colisão com caminhão na MT-140 em Sinop

O acidente envolvendo um caminhão frigorífico e uma moto...
PUBLICIDADE