A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) embargou um abatedouro que funcionava clandestinamente na cidade de Pedra Petra (241 quilômetros de Cuiabá). Além de não possuir licenças ambientais para executar tal atividade, o estabelecimento lançava irregularmente os efluentes diretamente no solo, o que pode causar a contaminação do solo e da água e ainda aumentar o risco à saúde pública a partir da proliferação de vetores. O proprietário da empresa foi multado em R$ 100 mil.
Durante a vistoria, foram apreendidos um caminhão, que era utilizado na distribuição da carne, e 1,5 tonelada de carne. Os funcionários do estabelecimento foram conduzidos à delegacia de Pedra Preta para prestar esclarecimentos. Já o proprietário do empreendimento fugiu do local.
De acordo com o diretor substituto da unidade da Sema, Leonardo de Carvalho, esse é o quarto embargo que o estabelecimento recebe. “Estivemos no local a primeira vez em 2007, mas como não houve cumprimento da ordem, interditamos pela quarta vez o abatedouro. Agora ele terá que se esclarecer com a polícia”.
A vistoria no abatedouro ocorreu em atendimento a uma denúncia recebida pela Ouvidoria da Sema.