PUBLICIDADE

Sema e agentes fiscalizam rio Teles Pires em Sinop para descobrir causa da morte de peixes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: reprodução)

O diretor da Unidade Desconcentrada de Sinop, Gabriel Conter de São José confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que fiscais da secretaria estadual  de Meio Ambiente (Sema), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Policiais Militares do Batalhão Ambiental de Cuiabá e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) percorrem, esta tarde, o rio Teles Pires para identificar o que pode estar causando a morte dos peixes. “Estamos tomando as medidas necessárias para responsabilização e mitigação. Vamos conferir e checar as causas. Assim que retomar dessa fiscalização vamos dar nosso parecer do que pode estar ocorrendo. Já constatamos isso ontem, e estamos fazendo dos levantamentos para entender essa situação”, explicou Conter.

Há relatos de centenas de peixes (espécies pintado, pacu e outros) mortos, boiando às margens do rio.

A Sinop Energia em nota, explicou que, “iniciou o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, no último dia 30 de janeiro, após obtenção das autorizações necessárias dos órgãos envolvidos no licenciamento do empreendimento.
O processo de enchimento do reservatório é controlado e há diversas equipes envolvidas para monitoramento das variáveis ambientais, de modo a identificar eventuais incidentes e tomar as medidas necessárias para solucioná-los”.

“Durante a realização desse monitoramento foi constatada, na última segunda-feira (04), 24h após a primeira abertura das comportas do vertedouro e fechamento das adufas, a morte de peixes a jusante do barramento, no município de Itaúba, que foi imediatamente comunicada para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Os peixes foram retirados do rio, estão sendo quantificados, assim como serão periciados para que seja identificada a(s) causa(s) da morte”, informa.

“A partir do conhecimento do fato, mesmo sem já ter conhecimento exato da causa da morte dos peixes, uma série de providências foram tomadas pela Sinop Energia, tais como aumento imediato de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate da ictiofauna a jusante (abaixo da barragem), e medidas diárias de todos parâmetros da qualidade de agua a jusante para identificar o mais rapidamente possível a(s) causa(s) da morte. A Sinop Energia investigará profundamente o ocorrido e tomará as medidas legais e socioambientais adequadas para resolução do ocorrido”, conclui.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE