PUBLICIDADE

SEMA divulga lista com 14 rios próprios para banho em Mato Grosso; sete reprovados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Ronaldo Mazza/arquivo))

Quatorze das 20 ‘praias’ da Baixada Cuiabana foram consideradas próprias para banho, segundo análises da equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar, da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As análises fazem parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade das águas dos rios para recreação primária, que é o contato direto e prolongado com a água. Foram analisados rios em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Nobres. Todas fazem parte da campanha de balneabilidade da Bacia do Paraguai, que analisou também uma praia em Barra do Bugres.

No município de Cuiabá, oito praias foram classificadas como próprias: rio Mutuca, rio Claro, rio Paciência na Salgadeira, a Ponte de Ferro e Comunidade Coxipó do Ouro no rio Coxipó, o Balneário Soberno na Comunidade de Aguaçu e a Ponte de Ferro da Guia no rio Coxipó Açú.

As praias dos rios Claro e Paciência foram classificadas como excelentes, a do rio Mutuca como satisfatória e as do rio Coxipó e Coxipó Açú como muito boas. No rio Cuiabá, foram também classificadas como próprias as praias da Passagem da Conceição e das Veredas, em Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, respectivamente. Ambas as praias foram classificadas como satisfatórias.

Em Chapada dos Guimarães, foram consideradas próprias a Cachoeira da Martinha, no rio da Casca, e o Lago do Manso (Marinas). A primeira considerada satisfatória, e a segunda excelente. Ainda foram considerados como próprios para banho o rio Tenente Amaral (Água Jaciara), em Jaciara, e o Aquário Encantado, no rio Salobra, em Nobres. A praia de Jaciara foi classificada como muito boa, e de Nobres como Excelente.

Das 7 praias consideradas impróprias para a recreação de contato primário, seguindo as normas da Resolução CONAMA nº 274/2000, 3 são no Rio Cuiabá – Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá; Bonsucesso, em Várzea Grande, e Praia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger. As outras 4 impróprias são Cachoeirinha, no rio Coxipozinho, em Chapada dos Guimarães; Cachoeira da Mulata, no rio Tenente Amaral, em Jaciara; Balneário Estivado – Bom Jardim, no rio Estivado, em Nobres e rio Paraguai em Barra do Bugres.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Guarantã ofertam 24 vagas de empregos e em Alta Floresta são 17

Empresas e indústrias em Guarantã do Norte admitem 24...

Modelo de Nova Bandeirantes vence Miss Teen Grand no Peru

A modelo Rafaela Mecabô Salmória, de 18 anos, conquistou...

Morador encontra serpente ‘olho de gato’ em fogão no Nortão

A serpente olho-de-gato-anelada (Leptodeira annulata) foi encontrada por um...
PUBLICIDADE