A secretaria de Estado de Meio Ambiente realizou operação de fiscalização na região denominada Gleba Taquaruçu do Norte, distante 230 km da cidade de Colniza (1.046 quilômetros de Cuiabá). A área não possui Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os infratores não foram encontrados no local. Cerca de 10 hectares foram desmatados. O monitoramento por satélite permitiu uma ação rápida por parte da fiscalização, minimizando os riscos ambientais. Os ficais fizeram a destruição de um trator de pneu utilizado para a extração ilegal de madeira. Além disso, apreenderam uma arma de fogo, munições e embargaram da área.
Antes das apreensões, as equipes realizaram sobrevoo de helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Na última segunda-feira, os fiscais da SEMA e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), com apoio de policiais militares foram até os pontos monitorados.
A destruição ou inutilização de equipamentos em situações que possam expor o meio ambiente a riscos significativos, comprometer a segurança da população e dos agentes públicos envolvidos na situação. A destruição é realizada em local seguro, que não oferece risco ao meio ambiente pelo uso de fogo.
A ação faz parte da Operação Arco Norte, que está sob o comando do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais e diversos órgãos ligados ao meio ambiente.