Um mapeamento de todas as atividades de educação ambiental desenvolvidas em Mato Grosso, por todos os setores, está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O objetivo é ter em mãos um diagnóstico para balizar o entendimento do que está sendo feito na área de educação ambiental no Estado. O programa propõe um sistema de gestão, para dar suporte às atividades da Sema, respeitando as peculiaridades de cada região, segundo explica a coordenadora de Educação Ambiental, Regina Milhomem de Abreu Balata.
“Queremos saber quem está fazendo educação ambiental no Estado, o que estão fazendo e qual suporte precisam do órgão ambiental”, explica Regina, acrescentando que o objetivo da superintendência é que os trabalhos de educação ambiental cheguem a todos os segmentos da sociedade.
Este diagnóstico servirá ainda como base para a implementação do Sistema de Gestão em Educação Ambiental. Por meio dele, serão definidas estratégias de articulação como, por exemplo, a troca de conhecimentos entre os setores que fazem educação ambiental, inclusive entre os próprios municípios. “O objetivo é viabilizar o balizamento de interesse e criar harmonia de entendimento de educação ambiental”, acrescenta a responsável por este trabalho, Gleidy Maria Ubirajara de Arruda.
A educação ambiental é uma das estratégias previstas no Plano Plurianual 2004/2007 do governo do Estado, dentro de seu quarto objetivo, que é “aarantir o uso ordenado dos recursos naturais visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental.” O PPA define o programa de Educação ambiental com o objetivo de “internalização na sociedade dos conceitos ambientais, visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental e o uso ordenado dos recursos naturais”.
O prazo para conclusão desta pesquisa se estenderá até o mês de novembro, quando a superintendência terá em mãos o levantamento de quem e como está sendo desenvolvida a educação ambiental no Estado. “Desta forma poderemos definir a estratégia de implementação da política de Educação Ambiental, conforme a realidade do nosso Estado respeitando as diversidades regionais” concluiu o Superintendente de Educação Ambiental, Antonio Carlos Nogueira.