PUBLICIDADE

Sema começa operação força total contra queimadas

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Articulação Operacional de Campo, do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios, saiu hoje, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no bairro Verdão, para operação “Força Total”, de caráter preventivo e repressivo. O grupo irá percorrer nos próximos 15 dias quatro rotas diferentes nos eixos das BR 170, 163, 158 e 070/364. “Nossos esforços vão se concentrar nos municípios considerados mais críticos”, disse o coordenador de Articulação Operacional, tenente coronel BM João Rainho Jr.

A operação vai reunir Corpo de Bombeiros (em cada rota duas viaturas com três homens do Corpo de Bombeiros), mais o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, MT Regional, Ministério Público e Prefeituras, além das regionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com objetivo de fiscalizar orientar a população. “Aqueles que forem surpreendidos em flagrante, serão presos”, alertou o coordenador. Nos municípios onde a situação for mais crítica, as equipes poderão permanecer por vários dias realizando trabalho de fiscalização e repressivo.

As equipes visitarão as regiões dos municípios de Colniza, Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, na região Noroeste do Estado; Itanhangá, Ipiranga do Norte e Tapurah, na região Centro Norte e, na região Leste do Estado, os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Confresa, Serra Nova Dourada e Cocalinho.

Na avaliação do coordenador do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios (GPCI), major BM Hector Péricles de Castro, o Estado vem conseguindo manter uma média no número de redução de focos, desde o início do período proibitivo.

Um total de 29 instituições estão envolvidas no trabalho que vem sendo realizado sob a coordenação do GEPCI além da Sema, Ibama, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Ministério Público Estadual, MT Regional, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e outros.

O Coordenador de Gestão do Fogo (GEPCI/MT) também nesta terça-feira irá percorrer, via terrestre, os municípios da região do Médio Norte, entre eles Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso realizando diversas atividades. O objetivo é avaliar “in loco” as ocorrências relacionadas às incidências de focos de calor durante o período proibitivo das queimadas.

Estarão acompanhando os trabalhos a coordenadora de Impactos Turísticos, Alessandra Galina, como forma de otimizar os recursos e atingir metas programadas, além do piloto do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e investigador da Polícia Judiciária Civil, Jackson Mendonça que fará o monitoramento aéreo dos focos de calor na região do Araguaia incluindo os municípios de Água Boa, Canarana e Nova Xavantina.

Leia ainda
Minc ataca governo de MT e diz que eleição reduz fiscalização

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE