A secretaria estadual de Meio Ambiente informou que impediu a entrada de dois caminhões carregados de resíduos perigosos em Mato Grosso, sem licenciamento ambiental, interceptados por fiscais da secretaria de Fazenda em Alto Araguaia, divida com Goiás, e vistoriada pela Sema, hoje. A diretoria em Rondonópolis determinou o retorno da carga para o seu estado de origem, São Paulo.
“O lixo industrial poluente era composto por terra e seria descarregado em Cuiabá, no Bairro Lixeira. O mais importante foi ter evitado a entrada dos caminhões no estado e impedido a contaminação do solo. Estes resíduos devem ter a destinação correta para empresas especializadas, utilizados em forno em altas temperaturas ou a disposição em aterros de resíduos perigosos adequados”, explica o diretor da Sema em Rondonópolis, Ailton da Fonseca.
A Lei Estadual 7.862, sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, prevê que a exportação e o transporte interestadual de resíduos depende de prévia autorização da Sema, não é permitido importar resíduos sólidos perigosos, apenas aqueles resíduos recicláveis. A Sema vai apurar a responsabilidade da empresa e aplicar sanções e multas cabíveis.